sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mudanças para hábitos sustentáveis... devagar e sempre

Bom...
Todo mundo sabe que a gente sofre hoje uma pressão absurda para ser politicamente correto em tantas frentes que o negócio pode ser exaustivo, né?
Economize água, economize luz, lute pelos animais, não use agrotóxicos, não utilize plástico, recicle, reaproveite, etc...
Eu já aprendi que, para mim, as mudanças têm que ser lentas. Todas as vezes que tentei mudar radicalmente, as coisas acabaram voltando atrás. Já as mudanças que são graduais (em todas as áreas) acabam persistindo e se tornando hábitos verdadeiros.
Então, vamos a mais um... agora procuro cosméticos e produtos de higiene que não sejam testados em animais. Comecei pelos shampoos, meus e das crianças. Agora eu uso Eh! e elas usam Granado. A maior dificuldade que vejo é de encontrar esses produtos. Acho que vou acabar imprimindo uma listinha e buscar as marcas pois nem todas trazem indicação.
Ia ser legal se eles fizessem um gôndola separada como com os orgânicos, né? Mas, enfim... aos que acham que é besteria, que é preocupação demais, eu apresento meus argumentos.
Não sou vegetariana e nem pretendo ser mas testar esse tipo de produto (que servem à vaidade humana) em animais, já é demais, né? O que os bichinhos tem com o meu cabelo sedoso? Ou com minha pele de pêssego? Cada um na sua, né? Eu ainda não consigo entender não comer animais (embora a maneira como eles vivem antes de virarem comida seja assunto para muita discussão) mas, por pura estética? Desculpem mas eu não consigo.
E é mais um hábito sustentável que pretendo adotar aos poucos, procurando produtos que me satisfaçam e não maltratem os bichinhos.

Um comentário:

Isabella Isolani disse...

Pois eh Renata... as mudancas graduais sao as que funcionam mesmo!!
Sobre os produtos, os da marca Granado sao mais faceis de encontrar, mas Eh! eh mais dificil mesmo...

Parabens pelo blog, sempre que posso dou uma bisbilhotadinha aqui!!
beijoo.