terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quadros de Disco de Vinil

Oi gente

Hoje vou mostrar como eu fiz uma decoração bem diferente na minha sala. Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por fotografia. Então, há muito tempo atrás eu vi numa revista a ideia de colocar fotos em discos de vinil e decorar a sala.

Mas achei que as minhas fotos mereciam um pouco mais. Depois disso, comecei a me aventurar no scrapbooking. E essa semana, finalmente resolvi juntar as duas coisas e fazer essa arte aí.

E agora, vamos a um passo a passo bem explicadinho porque sei que muitas amigas não estão acostumadas a fazer artesanato.





Material
Discos de vinil (R$ 0,80 em sebo - basta pedir discos danificados)
Papel de scrapbooking (R$ 3,60 cada)
Adesivos de scrapbooking ( R$ 21,00 a cartela - cerca de R$ 0,90 cada)
Linha para bordar (R$ 1,20 a meada)
Botões de tamanhos variados (entre R$ 0,10 e R$ 1,00 cada, dependendo do tamanho)
Flores de tecido (cerca de R$1,25 cada)
Fitas de cetim e decoradas (R$ 1,00/metro)
Cola para scrapbooking (R$ 16,00) - não serve a cola normal, tá?
Tesoura
Fotos da sua família ampliadas (R$2,00 cada - eu fiz no tamanho 18x24)
base para corte (qualquer coisa que você possa apoiar na hora de cortar)
Fita dupla-face para prender na parede
verniz acrílico (R$ 3,90 - 100 mL)
Pincel

Cada disco custa cerca de R$ 12,00

Modo de fazer

Primeiro, recorte as fotos no diâmetro que desejar. Eu fiz de 6'' com essa ferramenta mas você pode fazer do tamanho que quiser e cortar com a tesoura mesmo.

Depois marque para recortar o papel de scrapbooking. Corte-o com pelo menos uns 2cm a mais que a foto.

Caso queira simplificar, pode só recortar nessa marca. Como eu pretendo aproveitar toda sobrinha de papel, retirei o miolo com a ferramenta de corte. Mas tem que deixar o diâmetro de dentro menos que o da foto ou não vai conseguir colar a foto no papel. Então, como cortei as fotos na medida de 6'', cortei o papel em 5''.






Retirei o miolo para usar em outro projeto.






Recortei a marca de fora. Assim, está feita a moldura da foto.





Passe cola (pouquinha!) de scrapbooking na borda da foto




Cole a foto sobre a moldura escolhida.





Passe o verniz acrílico no disco com o pincel







Cole a foto com a moldura no disco



Com o pincel passe o verniz por baixo das bordas para garantir que fiquem bem coladas.









E a partir daí, vale a criatividade de cada um para enfeitar os discos como quiser. Cole botões, passe linhas de bordado por eles. Sempre usando pouca cola de scrapbooking.







Use os adesivos prontos








 Cole as fitinhas de cetim ou decoradas











E o resultado fica como você gostar mais










Aqui estão alguns dos discos que eu fiz.







E agora, o Grand Finalle (é assim que se escreve?)


Corte a fita dupla-face. Como, segundo o fabricante, cada 10 cm, suportam 200g, usei este tamanho





Cole no verso do disco



Retire a película protetora (a mãozinha é da Helena, que me ajudou) e cole onde quiser.









Na parede ficou assim!


2 comentários:

**Elisa** disse...

Olá, Renata!
Parabéns pelos seus vinis, são lindos!
Sucesso!

nessa disse...

genial, simples e criativo!