quarta-feira, 20 de abril de 2011

Saúde da mamãe vs amamentação

Oi gente

Hoje vim com um pouco mais de calma para falar sobre o que está acontecendo com a minha saúde. Ontem visitei um ortopedista especialista em coluna. Ele me examinou e falou que minha dor não deve ser uma hérnia de disco, mas uma inflamação das articulações. Também falou que a condromalácea* do meu joelho pode ser tratada mas não tem cura. O problema é que ele não pode me tratar enquanto eu amamentar pois os remédios passam para o leite e prejudicam os rins das pequenas. Ele me perguntou até quando eu pretendia amamentar. Eu respondi um ano mas, para falar a verdade, tinha a esperança de manter até um pouco mais.

O pior é a dor no seio que continua sem solução. A dra. Iara (pediatra) falou que vai tentar interceder junto ao mastologista para que ele me dê um pouco mais de atenção pois ela acha interessante mantê-las no seio.

Para falar a verdade, sinto-me angustiada só de imaginar fazer uma mamadeira para elas estando cheia de leite como estou. O problema é que sinto que meu corpo está precisando de ajuda mas só de dizer isso, meus olhos se enchem de lágrimas. A Helena nunca ficou doente enquanto estava no seio. Agora mesmo eu e ela estamos gripadíssimas e as gêmeas só estão com o nariz escorrendo um pouco. Depois de acompanhá-las na UTI, fico apreensiva em tirar esse reforço imunológico delas.

A bem da verdade, o Marlon também vê minha dor e acha que eu deveria desmamar para poder me cuidar melhor. Ele fica preocupado comigo. Às vezes penso se não sou eu que estou me agarrando a isso mas é difícil mesmo. É um momento nosso e provavelmente não vou amamentar mais ninguém na vida. Não estou preparada psicologicamente para desmamá-las agora.

Acho que se for o caso, terei que buscar ajuda. Ai... estou tão triste....

* Condormalácea: É o amaciamento e degeneração da cartilagem de hialina que se encontra por baixo da patela. Essa cartilagem é muito pouco vascularizada e sua recuperação fica prejudicada.
*

4 comentários:

Unknown disse...

Renata, não se culpe tanto, se a dor está insuportável, é melhor você cuidar de si mesma um pouco. Porque é melhor ter uma mamãe com saúde pra cuidar das filhas, do que insistir na amamentação e acabar sem uma coisa nem outra. Eu também precisei parar de amamentar cedo por conta da medicação de uso contínuo que faço uso. Segurei o quanto deu, mas infelizmente não deu por muito tempo, quando fianlmente suspendi a amamentação minha saúde já estava comprometida novamente. Então, pese bem os prós e contras. E seja lá o que vc decidir, não olhe pra trás, não se culpe.

Abraços

Juliana disse...

Oi Rê!
Minha amiga...imagino sua dor! E lembre-se que elas dependem de você então você terá que estar bem pra cuidar das 3 pequenas! Se cuide, leve essa dor até onde puder suportá-las (se é que ainda dá), mas não se culpe na hora que tiver que tomar os remédios, você em primeiro para poder ter condições de dar o melhor pra elas.Você é uma mãe espetacular, dá conta de tudo com uma força danada, não é pra se culpar em momento algum!
Sei que você deve estar cheia de leite, retire, congele e guarde pras pequenas até você começar a tomar os remédios. Elas são fortes igual a você, saberão ser mais ainda com a ausência do leitinho!
Beijocas e melhoras!!!!!!!
Ju e Clara

Raquel Gomes disse...

Renata, se as meninas já tiverem passado dos 6 meses, não há porque se culpar se tiver de parar a amamentação. É claro que queremos sempre o melhor para nossos filhos, mas o melhor, acima de tudo, é estarmos bem para cuidar deles. Se você continuar ruim do joelho, será que não terá de passar por uma cirurgia? E aí, não faltará mais para elas do que faltará se não amamentar mais? E se a coluna não melhorar, será que terá forças para pegá-las no colo para dar o peito a elas?
Pense em qualidade de vida para você como sendo qualidade de vida para elas.
E acima de tudo faça o que seu coração mandar!
Beijos

Unknown disse...

Olá!!! Li teu comentário la no grupo das mamães blogueiras do facebook.

Realmente é uma situação delicada desmamá-las já que você tem bastante leite. Te entendo perfeitamente. E a admiro por amamentar as gêmeas. Muitas mães desistem pois é uma entrega muito grande. Parabéns.

Mas você precisa está saudável também.

É claro que quanto mais tempo vc conseguir amamentá-las será maravilhoso, mas veja com seu médico direitinho algo que dê para fazer sem ter que parar.

Boa sorte.

beijos, Beca Bricio