sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pseudo-ecológicos



Hoje eu resolvi falar de uma coisa que me incomoda bastante hoje em dia. São as marcas e empreendimentos pseudo-ecológicos.
No outro dia, recebi um panfleto de um condomínio que vai sair aqui perto de casa e se diz ecológico. Fiquei super interessada, mesmo considerando que o preço deveria ser um pouco mais alto do que os outros. Fui investigar.

No site do empreendimento, descobri que o "ecológico" era utilizar lâmpadas econômicas e sensores de movimento para economizar luz. Fiquei bem irritada. Afinal, qualquer condomínio de gente que raciocine um pouco, já tem essas coisas. Quando li "Condomínio Ecológico", pensei em reaproveitamento de água de chuva e resíduos, aquecimento solar de água, ou algo desse tipo.

Ou seja, eles simplesmente usam o ecologicamente correto como estratégia de marketing.

Outra empresa que gosta de fazer propaganda é o BIG (do grupo do Walmart). Eles anunciam que fazem sua parte pelo meio-ambiente dando o desconto das sacolas que você não utilizar (R$0,03 a cada 5 itens). Só que diversas vezes olhei minha notinha e percebi que não tinha ganhado o desconto. E pior! Se você tem desconto em qualquer produto, eles não dão o desconto da sacola. Agora, me diz o que uma coisa tem a ver com a outra? Deixe-me fazer aqui uma ressalva já que para fazer esse post dei uma pesquisada e descobri que o grupo Walmart tem várias iniciativas ecológicas bem respeitadas mas, que essa das sacolas cansou de acontecer comigo, isso cansou!

Já existem listas americanas e francesas de empresas que fazem marketing ecológico sem realmente fazer bem algum ao ambiente. São os chamados greenwashers.

Enfim... só vim manifestar minha indignação. Acho o fim da picada as criaturas assumirem que podem me enganar e que sou burra o suficiente para ser enrolada por uma simples propagandinha ecológica.

#prontofalei!

Nenhum comentário: