domingo, 4 de setembro de 2011

Reciclando em Cuiabá

Olá pessoal
Hoje estou passando para falar um pouco de atitudes sustentáveis. Vou procurar fazer uma postagem por semana sobre esse assunto mas não prometo pois, como sabem, minha vida é um tanto corrida.

Hoje vou falar de como é difícil querer levar uma vida sustentável em Cuiabá-MT. A verdade é que consciência ambiental aqui é uma coisa que as pessoas estão começando a ouvir falar agora mas, é uma grande preocupação nossa. Então, vou mostrar como nós estamos tentando contribuir um pouquinho para diminuir o impacto na nossa natureza.

Aqui em casa já criamos o hábito de separar garrafas e embalagens de PET, latas de alumínio, pilhas e vidros para reciclagem. Vamos caso a caso:

1) Embalagens PET:
Nós não costumamos comprar refrigerantes mas, quando temos nossos ajuntamentos nos finais de semana, o pessoal traz e depois guardamos tudo. No dia seguinte, durante a arrumação, lavamos todas as garrafas e guardamos em um saco na área. Quando á outras embalagens PET, passam pelo mesmo processo. Quando temos uma quantidade que está ocupando espaço, pegamos o saco e levamos para a escolinha da Helena. Lá ela coloca as garrafas num cesto e a escola vende para organizar seus próprios eventos.

2) Latas de Alumínio: As latinhas de alumínio, que consumimos MUITO por causa do leite em pó das gêmeas (cerca de uma a cada 2 dias), passam por isso também.
Como uso para fazer artesanato, quando elas terminam, lavamos, secamos e guardamos. As que eu quero para artesanato, separo (aliás, se alguém quiser, aceito encomendas. Aí embaixo tem uma latinha que fiz para a Iris. Depois vou fazer uma postagem de artesanato de reciclagem), as demais, junto em outro saco e quando há quantidade razoável, também levamos para a escola da Helena.



3) Pilhas: Combinamos na escolinha da Helena que ficaríamos responsáveis pela coleta de pilhas velhas e de sua destinação. Assim, as tias fizeram uma caixinha que fica à disposição de todos que quiserem jogar pilhas e baterias fora.

Helena sempre nos ajuda e pega as pilhas da caixinha. Depois juntamos tudo e levamos aos supermercados MODELO onde há uma caixinha de coletas para esse tipo de material.



Vidros: Com os vidros, foi mais difícil. Procurei na internet até que encontrei uma cooperativa que aceita o vidro. Mas, aqui ninguém busca nada. Então eles me disseram que tinha um posto de coleta no Hipermercado EXTRA.


 Assim, as garrafas de vidro e potes que eu não utilizo para artesanato são separados e levados para lá,

Além disso, aqueles vidros que têm tampa plástica eu levo no Mercado BIG LAR, onde há um posto de coleta de vidros para armazenamento de leite materno.

Por fim, há os vidrinhos de papinha das meninas que vou colocar à venda para fazer artesanato pois são muito utilizados para isso. O que eu não vendo, doo para instituições de dão curso de artesanato gratuito.

Ou seja, para reciclar 4 tipos de material em Cuiabá, vamos a 4 diferentes locais. 


Podia ser mais fácil se houvesse coleta seletiva mas, vale à pena!



Um comentário:

PERFEITOS disse...

Oiii Rê, interessante a tua atitude, adorei ver a Helena reciclando os objetos, que coisa mais fofa, gostei muito do que vc escreveu, escreve mto bem por sinal, vou acompanhando tuas novas postagens. Mtos beijos pra vcs, que família linda.