sábado, 4 de julho de 2009

Orgulho e amor

Esses dias tenho pensado muito nas coisas bobas que as pessoas fazem em nome do orgulho. Muitas vezes colocamos este sentimento acima de outros muito mais importantes e nobres como o amor, o respeito e solidariedade. Não que orgulho seja de todo ruim. Ele nos permite manter uma certa compostura e não nos deixa ceder a humilhações com facilidade.

No entanto, não raramente, o orgulho nos causa desarmonia e desgosto. Famílias são separadas durante anos em nome deste sentimento tão perigoso. As pessoas tendem a se esquecer que, mesmo os jovens podem não estar entre nós ao amanhecer e que o remorso pode ser o pior companheiro para se ter para o resto da vida. Quem é mãe e se imagina recebendo a notícia da morte de seu filho, sabendo que entre vocês havia mágoa e ressentimento a ponto de não mais se falarem? Há algo mais terrível?

Mas, de vez em quando, as pessoas possuem o bom senso de perceber que a vida é maior do que todos os nossos orgulhos e mágoas. Então as pessoas se reúnem e percebem que nada pode sobrepujar o amor. E então todos vivem em harmonia e felicidade e coisas lindas começam a acontecer. São reencontros emocionantes. Não importa o motivo... seja o perdão, a saudade ou, até mesmo uma criança. O que realmente importa é que pessoas que se amam, dão espaço a este amor e pode-se ver nelas uma grande mudança. Parece que tiraram uma bigorna das costas.

Onde há amor verdadeiro, o orgulho jamais vencerá. Essa é a conclusão daquela que já foi uma das pessoas mais orgulhosas do mundo - hehehehehe.

Beijos

Nenhum comentário: